História da Podologia

Foto: O inicio da Podologia. Londres, 1920.

Foto de Londres 1920

 

O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra - termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico - científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.

Podologia é um ramo auxiliar da área da saúde cuja atuação concentra-se na anatomia e fisiologia dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo desta forma, implementar tratamento prescrito por profissionais da área médica.

 

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Podologia

 

A Podologia é uma ciência, uma arte milenar, já conhecida desde a antiguidade por diversos povos, na cultura ocidental é legada a um segundo plano porque valoriza-se o que aparece.

Foram encontradas gravuras históricas em pirâmides egípicias que mostram pessoas realizando procedimentos similares aos que os podólogos realizam na atualidade e pesquisas também demonstram atividades similares na cultura romana da Antigüidade.

A partir do século XVII surgiram vários e renomados calistas, também conhecidos como quiropodistas(quiro:mãos; podos:pés; quiropodistas: aqueles que tratam dos pés com as mãos), e com eles, vieram à tona diversas obras e acontecimentos que elevaram a podologia(esta designação só foi usada muito tempo depois, sendo a forma como a profissão é reconhecida nos dias de hoje)ao reconhecimento social e acadêmico no evoluído contexto europeu daquela época.

Independentemente desses dados históricos, a podologia no Brasil começou a ser conhecida por volta de 1930 quando o profissional era conhecido como enfermeiro-pedicuro, sendo a pedicuria, como era conhecida a podologia, uma especialização da enfermagem.

Nesse mesmo ano, a Organização americana Dr.Scholl, fundada pelo Dr.Frank J.Scholl inaugurou sua primeira loja no estado do Rio de Janeiro, e em seguida em São Paulo. O Dr. Scholl implantou o nome “Quiropodia” e seus profissionais formavam-se em suas próprias lojas, o curso tinha duração de dois a três meses, com aulas teóricas e práticas, período esse passado o aluno já começava a trabalhar na loja como “quiropodista” ou “calista”. Esse sistema foi praticado em todas as lojas inclusive em Porto Alegre até pouco tempo atrás. Hoje já surgiram escolas em todo Brasil e o termo “Podologia” substitui todos os outros usados durante décadas.  [1]

Durante anos aconteceram progressos em vários países envolvendo a podologia e em 2002 a universidade Anhembi Morumbi iniciou o primeiro curso superior de podologia no Brasil, tendo como professores das técnicas em podologia os podólogos Armando Bega, Camilo Azevedo, Silvio de Lima, Rogério Romeiro e Silvania Pontes.



[1] BEGA, Armando. Tratado de Podologia.São Caetano do Sul,SP:Yendis,2008