Curiosidades

-O Bicho-de-pé é causado por uma pulga fêmea e pertence a família dos Tungídeos. O nome científico é Tunga penetrans, mas este nome popular foi dado devido a  preferência que o inseto tem em penetrar no canto das unhas ou entre os dedos do pé, onde a pele é macia e fina. No entanto, pode-se “pegar” o bicho-de-pé após visitas à chácaras, sítios e fazendas onde exista suinocultura.Ataca os membros inferiores e o período de incubação é de duas semanas e depois traz consigo uma vesícula ou bolha(para cada Tunga que penetrar na pele), com eritema e prurido intenso.

-O Mocassim é um tipo de calçado masculino que foi criado há muitas décadas pelos índios norte-americanos. A princípio eles eram confeccionados com casca de árvores e sem saltos, suas solas subiam pelas laterais e pela ponta dos pés e se juntavam com uma peça de couro em formato de “U”. Hoje o clássico modelo de calçado masculino pode ser encontrado com uma boa variedade e detalhes diferenciados, o que torna cada modelo único.

-O pé é composto por 26 ossos: sete tarsianos(ossos do tornozelo)calcâneo, tálus, cubóide, navicular, 1º cuneiforme, 2º cuneiforme e 3º cuneiforme; cinco metatarsianos(que percorrem todo o comprimento do pé) e catorze falanges, duas nos dedo grandes e três em cada um dos outros dedos.

-Você sabia que, ao longo da vida, nossos pés percorrem em média uma distância equivalente a uma viagem de ida e volta à lua?

-Temos mais ossos no pé do que em qualquer outra parte do corpo.

-As infecções fúngicas são muito comuns hoje em particular com o uso freqüente de antibióticos e são mais comuns em pessoas com sistema imunológico deprimido. Essas são quase sempre pessoas da terceira idade, e aquelas que tiveram prolongado tratamento com antibióticos ou corticosteróides.

-A psoríase é entendida como uma doença inflamatória, de base genética, de evolução crônica e recorrente, que acontece primeiro a pele e as artticulações. É considerada uma dermatose comum e afeta 1 a 2% da população mundial. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade. Também pode desencadear em qualquer idade, motivado por influência do meio, alguns medicamentos ou estresse.A psoríase é doença não contagiosa. A hereditariedade desempenha um importante papel e em 30% dos casos, existem antecedentes familiares de psoríase.Outros falores:estresse emocional, traumas, irritações na pele,portadores de HIV, infecções na garganta por estreptococos, baixa imunidade, uso de alguns medicamentos(lítio, betabloqueadores, antimaláricos e anti-inflamatórios), distúrbios endócrinos e metabólicos, ingestão de álcool e variações climáticas.O tratamento da psoríase pode ser feito com medicamentos locais, com fototerapia e com tratamento sistêmico e recentemente com imunomodeladores biológicos.

-Neuroma de Morton é um problema comum que causa dor, queimação, dormência na parte anterior do pé(antepé), especialmente entre os III e IV dedos e metatarsos. A sensação de câimbra no uso de calçados fechados, com queimação associada é frequente, especialmente com calçados de bico fino e rígido, melhorando logo após a sua retirada e massagens e movimentos dos dedos. É uma alteração compressiva de nervos intermetatarseanos, especialmente entre as III e IV cabeças metatarseanas(contando-se do hálux= dedão para fora, ou de dentro para fora no pé).Pode acometer também entre as II e III cabeças metatarseanas, nas outras não é comum.

Referência: Bega, Armando;Larosa, Paulo Ricardo Ronconi-Podologia Bases Clínicas e Anatômicas.